O CAMPO DA SAÚDE - Outras reflexões
Reconfigurar o objeto ‘saúde’ como campo de saberes e práticas reconhecendo sua complexidade. Para Paim & Almeida-Filho (1998) esta é uma oportunidade para conceber o complexo ‘saúde-doença-cuidado’ numa nova perspectiva paradigmática. Isso implica a construção de um marco teórico-conceitual capaz de reconfigurar o campo social da saúde, atualizando-o face às evidências de esgotamento e crise do paradigma científico que sustenta as práticas de saúde pública.
Este blog propõe a reflexão da saúde nas duas vertentes que trata o texto de Paim & Almeida-Filho (primeiro post): a respeito da natureza e propriedades do conceito de Saúde enquanto objeto de conhecimento, canalizando o campo de saberes, e a respeito do sentido e lugar das práticas de saúde (pessoais, institucionais e sociais) canalizando a o campo de práticas.
Através deste debate conceitual da saúde como campo de saberes e práticas, o texto apresenta algumas diferenciações semânticas ou conceituais dos termos paradigma e campo, já que são algumas vezes utilizados com significância relativamente equivalentes, mas que, para criticidade dos debates a respeito de tema saúde, devem ter refletidas. Para quem se interessar em conhecer estes debates conceituais sugerimos a leitura do primeiro e segundo post. Mas apenas para constar, as ideias apresentadas no texto a respeito de que “as palavras/nomes tem o sentido do objeto e dar sentido ao objeto que nomeia” parece justificar, para nós, a importância de conhecer o universo de significantes para o universo de termos utilizados, a exemplo de campo e paradigma.
Reafirmamos como Paim & Almeida Filho (1998) que a oportunidade para conceber o complexo “saúde-doença-cuidado” em uma nova perspectiva paradigmática, mediante políticas públicas saudáveis e participação da sociedade nas questões de saúde, condições e estilos de vida, implica a “necessidade de construção de um marco teórico-conceitual capaz de reconfigurar o campo social da saúde, atualizando-o face às evidências de esgotamento do paradigma científico que sustenta as suas práticas”.
Sabiny Pedreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário